Ano novo, vida nova: Objetivos novos!
Se você ainda não tirou um tempinho para montar o planejamento estratégico da sua empresa para o ano de 2022, a hora é agora!
De acordo com o IBGE, 48% das empresas brasileiras fecham em até três anos e o principal motivo é a falta de gestão eficiente. Isso significa que, se você não quer fazer parte desta estatística, é melhor pegar um papel, uma caneta, anotar essas dicas de ouro que trouxemos para você e colocar em prática!
1ª DICA: REVISE A SUA PERSONA
Caso você não tenha uma persona definida, chegou o momento de criá-la!
A persona nada mais é do que o desenho do consumidor ideal para o seu negócio! Se você possui mais de um serviço e/ou produto, defina uma persona para cada um deles.
É importante que você saiba exatamente quem é a pessoa que você deseja impactar para conseguir realizar as suas vendas com sucesso! Informações como estilo de vida, hábitos de consumo e como o seu produto/serviço pode ajudar a vida de seus compradores, são informações cruciais na hora de desenhar a sua persona!
Como você vai conseguir essas informações? É simples! Analisando todos os dados que você já possui de antigos compradores e aplicando pesquisas de satisfação (digital ou até mesmo no momento da compra).
Elabore uma ou duas perguntas que sejam diretas para que a pessoa não fique com preguiça de responder a sua pesquisa. Se possível bonifique aquelas pessoas que responderem!
2ª DICA: DEFINA O SEU OBJETIVO
Saiba exatamente o que você deseja alcançar no final de um determinado período (seja o ano ou semestre).
Lembrando que é importante considerar todos os recursos disponíveis em mãos (humanos, tecnológicos, financeiros e tempo) para traçar o seu objetivo! Se você estabelecer objetivos que estão fora da sua realidade, a possibilidade de você se frustrar no final desta trajetória é grande.
Determine objetivos desafiadores, mas alcançáveis!
3ª DICA: DEFINA UM PLANO DE AÇÃO
Um plano de ação significa: O que eu preciso fazer para conseguir alcançar os objetivos traçados por mim na etapa anterior?
Se o seu objetivo for aumentar as vendas, por exemplo, você precisa pensar em ações que facilitem esse processo, como: tornar o produto/serviço mais competitivo no mercado, aumentar os canais de venda, agregar valor naquilo que está sendo ofertado.
Lembrando que para essa etapa funcionar, é muito importante que a sua persona esteja muito bem desenhada. Recorde: ela precisa ser um desenho fiel do consumidor ideal para o seu produto e/ou serviço!
4ª DICA: DEFINA AS TÁTICAS
Com o plano de ação definido e alinhado com os objetivos, é agora é colocar no papel como viabilizar este plano!
Seguindo o exemplo anterior, se o seu objetivo é aumentar as vendas e você já entendeu que para isso acontecer é preciso tornar o seu produto mais competitivo no mercado, o que você precisa fazer para isso acontecer?
Faça uma pesquisa de mercado e entenda como os seus concorrentes estão vendendo este mesmo produto/serviço e responda a seguinte pergunta:
Por que o consumidor deveria comprar de mim e não do meu concorrente?
Para agregar valor ao que está sendo ofertado, ofereça algo que vai além da oferta em si: programa de fidelidade, garantia estendida, serviços agregados a produtos.
Isso tudo vai depender da sua realidade! Reforçando: monte todo o seu plano de ação conforme os recursos que você tem em mãos!
5ª DICA: DEFINA UM CALENDÁRIO DE TAREFAS
Última dica, mas não menos importante! Chegou a hora de distribuir as tarefas em dias e responsáveis.
Você idealizou todo o seu planejamento para um determinado período, então nada mais justo do que distribuir todas essas tarefas em datas diferentes para que o seu plano de ação possa ocorrer da forma mais tranquila possível!
É importante também que cada tarefa possua um responsável para realizar e que cada tarefa possua uma data de início e término.
DICA EXTRA:
Quando as coisas começarem a ficar difíceis e parecer impossível de praticar, respire fundo, descanse um pouco e volta a dica número 2: lembre-se do que você deseja alcançar no final deste período e retorne aos trabalhos!
Conte com a gente para cuidar da gestão contábil do seu negócio, enquanto você foca no que realmente importa: FAZER O SEU NEGÓCIO DESLANCHAR!
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