A gente sabe que quando o assunto é dinheiro, quanto mais, melhor. Porém, contudo, entretanto… ter pouco para investir não significa que você deva abrir mão do seu sonho de se livrar da CLT e empreender. Existem sim, oportunidades de começar seu negócio investindo pouco.

Hoje vamos te dar algumas dicas que vão te ajudar a empreender mesmo com pouco recurso financeiro e para isso você precisa voltar algumas casas e mergulhar nos estudos e pesquisas relacionadas à abertura e gestão de negócios. Entenda, isso vem bem antes de escolher o segmento em que você vai atuar no mercado. 

EMPREENDEDORISMO

Abrir sua própria empresa requer disciplina, controle financeiro e muita, muita dedicação mesmo. 

Quem vai embarcar em uma jornada assim, precisa se preparar. Mas quem vai embarcar em uma jornada assim, SEM DINHEIRO, precisa ser absolutamente estratégico e certeiro. Por isso você precisa se preparar e a melhor forma é dedicando um tempinho do seu dia para estudar.

TENHA UM PLANO DE NEGÓCIOS

Um plano de negócios é um documento que contém tudo que diz respeito ao planejamento, execução, monitoramento e otimização da sua nova empresa e de seus processos.

O objetivo de um negócio é gerar renda, por isso, esse documento ajuda a mapear e solucionar todos os possíveis erros, dificuldades e ameaças que possam surgir para atrapalhar esse objetivo.

O guia mais completo disponível gratuitamente em português é do SEBRAE e está disponível neste link. Ele explica terminologias técnicas e mostra sua aplicação prática. Isso vai abrir sua mente e mudar sua forma de enxergar o mundo dos negócios, aprenda a jogar esse jogo.

 

IDEIAS DE EMPREENDIMENTO DE BAIXO INVESTIMENTO

Agora é hora falar sobre algumas possibilidades de empreendedorismo. São ideias simples, que não exigem muito dinheiro para começar, mas que podem trazer um excelente retorno financeiro.

  1. PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EM GERAL: quase tudo o que você sabe fazer pode se tornar uma fonte de renda, como por exemplo, fazer unha, reparos domésticos, arrumar cabelo, passear com pets, secretariado e assistência remota…
  2. REVENDA DE PRODUTOS E DROPSHIPPING: você não necessariamente precisa ter os produtos em estoque, todas as suas compras podem ser sob demanda. Existem diversas empresas que já atuam com sistema direto de revenda e facilitam ainda mais sua vida.
  3. INFOPRODUTOS: voltamos à questão de que quase tudo que sabemos pode se tornar uma fonte de renda. Atualmente os formatos de infoproduto em alta são os cursos online, e-books, webinars, videocasts e vídeo aulas avulsas.
  4. VENDA DE ALIMENTOS EM DELIVERY: essa opção se popularizou ainda mais na pandemia, é uma opção de baixo investimento, especialmente se utilizando dos aplicativos de entrega do setor.
  5. PRODUTOS ARTESANAIS: produtos exclusivos, feitos a mão e especialmente os de apelo sustentável estão em alta também.

MARKETING DIGITAL

São infinitas as possibilidades de divulgação gratuita nas plataformas digitais. As ferramentas comerciais de apps como Whatsapp, Instagram, Facebook, Tik Tok, Google Meu Negócio e muitas outras, dão a oportunidade de você promover seu negócio local ou nacionalmente, mesmo sem investimento algum. O marketing especializado para o setor que você deseja atuar, deve com certeza, entrar na sua lista de estudos.

FORMALIZE SEU NEGÓCIO

Muita gente acredita que não precisa formalizar o negócio logo de cara, mas isso é um erro clássico. O que acontece quando você formaliza uma empresa é que o mercado te percebe como um verdadeiro empreendedor e isso te abre novas e ótimas oportunidades, como:

  1. Linhas de crédito para investir no seu negócio;
  2. Melhores formas de negociação com fornecedores;
  3. Emissão de notas fiscais que oferece mais segurança e confiabilidade parar os seus clientes;
  4. Contribuição para o INSS para empreender e seguir construindo sua aposentadoria.

Precisa de ajuda com essa parte?

Vem pra maior e mais premiada rede contábil da América Latina.

Vem ser NTW Digital.

ABRA SUA EMPRESA GRATUITAMENTE COM A GENTE