Será que você está fazendo um controle de gastos adequado na sua empresa?

Uma coisa é certa, não importa o tamanho do seu negócio, se você espera obter sucesso e de fato tornar sua empresa rentável, você vai precisar fazer o controle dos gastos.

Muita gente confunde e acaba acreditando que essa atividade se limita a redução de despesas e custos, quando na verdade, envolve diversas subtarefas estratégicas como: planejamento, delimitação de metas, orçamentos e muitos mais.

Entre as reais vantagens de se controlar os gastos estão:

  • Visão ampliada sobre o fluxo de caixa – isso possibilita uma análise detalhada e viabiliza um corte de gastos preciso e eficaz.
  • Otimização de orçamentos – a personalização de orçamentos de acordo com a realidade do negócio culmina em soluções mais adequadas e econômicas.
  • Otimização de investimentos – a visão ampliada também permite encontrar os pontos que necessitam  de investimentos.
  • Aprimoramento das tomadas de decisão – quanto mais se sabe sobre um determinado assunto, mais fácil se torna tomar uma decisão relacionada.

Mas nem tudo são flores, para obter essas vantagens é necessário que esse controle seja realmente eficiente. Para sua sorte, hoje vamos te contar os pilares de um bom controle de gastos.

  1. Separe as finanças pessoais: essa é uma regra básica mas frequentemente “burlada”. Delimite uma quantia para sua retirada mensal e não faça retiradas maiores que o estipulado.
  2. Tenha um planejamento financeiro: planejar as finanças é o que previne que você tenha surpresas desagradáveis, organize bem suas contas a receber e a pagar. 
  3. Crie uma reserva: o mais indicado é que o valor da reserva seja entre 3 e 6 vezes o valor do capital de giro mais suas despesas pessoais para que sua empresa seja capaz de passar por uma crise sem maiores transtornos.
  4. Garanta o capital de giro: antes de qualquer coisa, reserve o valor necessário para que as atividades da empresa sigam sendo cumpridas.
  5. Estabeleça metas: mas calma, as metas precisam ser alcançáveis, isso vai nortear suas ações e te manter motivado. 
  6. Elabore e organize o controle de gastos em si: hoje em dia existem plataformas facilitadoras para gerir receitas e despesas, o mais importante é nunca deixar de alimentar esses sistemas que fazem todo o “trabalho duro” sozinhos. Ou seja, fica pra você apenas as partes de alimentação e análise. 

Agora que você já sabe disso tudo, você não vai “pisar na bola” e não se atentar a esse fatores, não é?

A NTW Digital oferece, de forma gratuita, acesso a um sistema financeiro para seus clientes. Com suas finanças e contabilidade em ordem, sua empresa vai decolar.

Vem pra maior e mais premiada rede contábil da América Latina.

Vem ser NTW Digital.

ABRA SUA EMPRESA ou TROQUE DE CONTADOR

Já é cliente? Acesse agora mesmo o SISTEMA FINANCEIRO e mude o rumo dos seus negócios.