Ainda que seja possível observar bom desempenho e lucratividade em uma diversidade de pequenas empresas,de vários setores, cerca de 20% das pequenas empresas costumam falhar logo no primeiro ano de exercício, além de outras 50% que vão à falência após cinco anos de atividades, com base em dados do Sebrae.

Por isso, é importante conhecer os fatores que levam os empresários a errarem o seu alvo, para manter a sua empresa longe desses perigos.

Os principais erros, são: 

A inexperiência na gestão de um negócio pode impactar negativamente as pequenas empresas, assim como um plano de negócios mal visualizado, o que pode levar a problemas contínuos quando a empresa estiver operacional (não seria operando, funcionando…?).

Embora o empresário possa ter as habilidades necessárias para a criação e venda de um produto ou serviço viável, por vezes, há a carência de um gerente na linha de frente, bem como, de tempo para supervisionar os demais funcionários.

Uma equipe sólida e capacitada de gerenciamento é uma das primeiras adições que uma pequena empresa precisa obter para dar continuidade às operações a longo prazo.

 

Outro fator, são as campanhas de marketing mal planejadas ou executadas, ou a falta de marketing e publicidade adequados, estão entre os outros problemas que arrastam as pequenas empresas para o fundo do poço.

É importante que sejam disponibilizados recursos (humanos, tecnológicos e financeiros) com a finalidade de trabalhar a imagem da sua empresa nos meios de comunicação. Parece óbvio, mas muitas empresas acabam não dando a devida importância para o marketing empresarial e acabam sofrendo no futuro por isso.

Por fim, o maior risco para uma pequena empresa: Ficar sem dinheiro! Os proprietários geralmente sabem quais fundos são necessários no dia a dia, mas não têm certeza de quanta receita está sendo gerada, e a desconexão pode ser desastrosa.

Por isso é de extrema importância a presença de uma contabilidade eficiente e parceira para ajudar o empresário a manter a sua empresa sempre dentro da legalidade e longe de problemas fiscais.

ABRA SUA EMPRESA GRÁTIS e TROCA DE CONTADOR

Leia também:
Quero abrir meu próprio negócio, por onde devo começar? Dicas!

Como se destacar dos seus concorrentes? Entenda!