A verdade é que muito se fala em concorrência e pouco em aprimoramento de estratégias e processos. O erro de muitos empreendedores é se perder no mar de competitividade dos mercados amplos e não olhar pra dentro do próprio negócio.
O assunto de hoje é a análise de mercado. Não sabe o que é nada disso? Continue a leitura e descubra como você pode driblar o medo da concorrência.
Analisar a concorrência faz parte da análise mercadológica necessária para montar um bom plano de negócios, contudo, quando essa análise se torna a principal norteadora da tomada de decisão do empreendedor e os concorrentes começam a tirar seu o seu sono, temos a confirmação de que tem algo muito errado aí.
Se seus concorrentes estão vendendo e você não, ou se para competir você precisa “prostituir” seus preços, isso é mais do que razão para uma análise aprofundada do seu negócio.
No marketing essa técnica é chamada de Matriz SWOT, usada para analisar cenários e embasar a tomada de decisões. A análise proporciona um diagnóstico completo da situação da própria empresa e dos ambientes que estão no seu entorno, de maneira que ajude a correr menos riscos e aproveitar as oportunidades.
Verifique INTERNAMENTE:
- Os fatores que fortalecem seu negócio no mercado, por exemplo: muitos anos de mercado, estrutura moderna, atendimento personalizado etc.
- Os fatores que enfraquecem seu negócio no mercado, por exemplo: custos de produção elevados, equipe reduzida, marca pouco reconhecida na região etc.
Verifique EXTERNAMENTE:
- Os fatores de mercado que configuram uma oportunidade para o seu negócio, por exemplo: invenção de tecnologias facilitadoras dos seus processos, fornecedor novo no mercado que viabilize redução de custos, aquecimento do mercado por data comemorativa etc.
- Os fatores de mercado que configuram uma ameaça ao seu negócio, por exemplo: crise econômica, aumento dos impostos do seu setor, soluções alternativas mais eficientes que seu produto, a grande quantidade de concorrentes etc.
Observe que os concorrentes fazem parte das questões que podem configurar ameaça, mas não é o principal fator. Na hora de analisar, tente não fazer comparações diretas com seu negócio. Apenas busque listar e aprender com os erros e acertos, dessa empresa no que diz respeito a preço, produto/serviço , propaganda, loja, público etc.
Muito mais do que você aprende com seus concorrentes você pode aprender com seu próprio público, dedique um tempo a compreender de forma aprofundada quem são essas pessoas. Saber apenas faixa etária, localização, renda e gênero NÃO É O BASTANTE. Conheça suas preferências, interesse, hábitos de consumo, suas dúvidas etc.
Lembre-se: seja 100% honesto nas respostas, esse é um documento interno da sua empresa, ele vai te ajudar a compreender seu negócio e encontrar as estratégias certas para te ajudar a vender mais e sair dessa crise. Porém, isso só vai acontecer se você realmente for honesto, pesquisar e ir a fundo. Nada de achismos por aqui.
Ao final de todo esse levantamento, leia. Leia a exaustão. Leia até que tudo o que você aprendeu esteja muito claro na sua mente. Agora crie uma estratégia com a seguinte considerando as seguintes questões:
- Como posso reforçar e demonstrar os pontos fortes da minha empresa?
- Como posso minimizar ou eliminar as fraquezas do meu negócio?
- Como posso aproveitar as oportunidades do meu mercado?
- Quais ameaças de mercado eu posso driblar e como posso reduzir os danos das inevitáveis?
- Quais problemas do meu cliente minha empresa resolve? Como posso mostrar isso para ele?
- Quais estratégias funcionam para o meu concorrente que eu também posso implementar?
- O que aprendi com os erros do meu concorrente que eu posso transformar em vantagem competitiva para mim?
Esse não é um exercício fácil. Mas é necessário. Use a internet a seu favor e mude o rumo do seu negócio.
Ao final desse processo você vai ter aberto os olhos para uma nova gama de possibilidades. O uso dessa técnica é esclarecedor e abre margem para questões como delimitação de persona, a diferenciação de mercado e o ingresso nos nichos. Quer saber mais sobre esses temas específicos? Vamos falar disso aqui no blog em breve, continue acompanhando.
Vem pra maior e mais premiada rede contábil da América Latina.
Vem ser NTW Digital.