Por que ter conta PJ: conheça as vantagens de uma conta só para a empresa

Não existe nenhuma lei que exija a abertura de uma conta de pessoa jurídica (conta PJ) por empresas. Por isso, quem empreende pode ficar em dúvida: por que ter conta PJ, se não é obrigatório?

Mas se você pesquisar um pouquinho sobre organização financeira empresarial, vai ver que um dos princípios básicos é separar as finanças pessoas e da empresa. Logo, essa é a primeira função da conta jurídica.

Isso porque fica difícil controlar o dinheiro que entra e sai quando não existe tal separação. E sem esse controle de fluxo de caixa, fica complicado até para saber se o negócio está dando lucro ou prejuízo.

Além disso, ter acesso a serviços para empresas e linhas de crédito especiais também são motivos para ter conta PJ. Entenda melhor como essa modalidade funciona e suas vantagens neste post.

O que é uma conta PJ?

Uma conta PJ é uma conta-corrente aberta em nome da empresa, que fica vinculada ao número de seu CNPJ. 

Sendo assim, a conta jurídica se destina às movimentações financeiras da empresa, incluindo receber pagamentos na conta PJ e emitir boletos de cobrança para clientes.

Aliás, a conta de pessoa jurídica costuma ter serviços pensados para empresas, como o envio e recebimento de Pix PJ, gestão de cobrança, vender no boleto parcelado e cartão corporativo, entre outros.

Leia mais | O que é preciso para de abrir conta-corrente de pessoa jurídica pela internet

Para que serve uma conta jurídica?

Como foi mencionado no início do artigo, a função básica da conta empresarial é separar os gastos da pessoa física e da pessoa jurídica.

Pois, quando existe uma conta exclusiva para as operações da empresa, fica mais fácil classificar despesas e saber exatamente quanto o negócio fatura, seja por dia, semana ou mês.

Dessa forma, é possível ter um controle maior das finanças para planejar investimentos e avaliar onde é possível cortar custos, por exemplo.

Nesse sentido, a conta jurídica auxilia inclusive na gestão do capital de giro — dinheiro de que a empresa dispõe para cumprir suas obrigações e se manter funcionando.

Leia mais | Conta pessoa jurídica digital: como economizar com conta PJ online

Por que ter conta PJ: 5 vantagens

Agora que tivemos uma visão geral sobre o que é e como funciona uma conta jurídica, vamos aos benefícios principais de ter uma conta para empresa, confira:

1. Separação entre finanças pessoais e da empresa

Como adiantamos, uma das principais vantagens da conta jurídica é centralizar as movimentações financeiras da empresa, evitando a confusão com receitas e despesas pessoais.

Assim fica mais fácil mensurar resultados e tomar decisões para manter o negócio equilibrado e lucrativo.

2. Serviços para PJ

Ter acesso a recursos exclusivos para empresas é outra vantagem de uma conta empresarial.

Nesse sentido, tais recursos podem incluir ferramentas de cobrança, como gerar QR Code Pix estático, cartão de crédito para funcionários e perfis de acesso individuais para sócios e colaboradores.

3. Facilita a classificação de despesas

Outro benefício que a separação entre finanças pessoais e da empresa traz é facilitar a classificação de despesas do negócio.

Ou seja: com uma conta empresarial, fica mais fácil saber quanto dinheiro sai da empresa todo mês e como esse recurso é gasto. 

Desse modo, é possível obter informações mais precisas e com maior rapidez para usar no planejamento financeiro.

4. Simplifica a contabilidade

Com a centralização financeira na conta jurídica, a obtenção de dados para fazer a contabilidade empresarial é facilitada.

Além disso, algumas contas jurídicas têm ferramentas pensadas para auxiliar a estrutura contábil da empresa. Nesse sentido, a Cora tem as funções extrato automático e Perfil Contador, por exemplo.

5. Acesso a linhas de crédito PJ

Ter uma conta empresarial pode ajudar a empresa a ter acesso a linhas de crédito PJ, como cartão de crédito empresarial e empréstimo para capital de giro.

Porém, vale lembrar que a liberação de crédito geralmente passa por uma análise de risco, logo, abrir uma conta PJ não garante a obtenção de crédito.

Leia mais | Veja como abrir uma conta PJ com cartão de crédito

O que é preciso para ter uma conta PJ?

Existem várias opções para abrir uma conta PJ, já que a modalidade é oferecida por bancos tradicionais e fintechs (fintechs são empresas do setor financeiro que têm como característica principal o uso da tecnologia para oferecer seus serviços).

Assim, os requisitos e documentos para abrir uma conta jurídica podem variar. Logo, na hora de escolher sua conta PJ, é importante conferir qual é a opção mais compatível com o perfil da sua empresa.

Além disso, também é preciso ficar de olho nas tarifas cobradas, funcionalidades e qualidade do atendimento ao escolher a instituição.

De todo modo, a documentação necessária para abrir uma conta jurídica costuma incluir:

  • Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral de Pessoa Jurídica;
  • Contrato social da empresa ou documento equivalente;
  • Comprovante de endereço empresarial;
  • Comprovante de faturamento;
  • Comprovante de residência dos sócios;
  • CPF dos sócios;
  • Documento de identificação dos sócios (RG, CNH, carteira de entidade de classe ou RNE);
  • Procuração (se a abertura for feita por representante legal).

Quanto posso movimentar na conta PJ?

Assim como as regras de abertura e tarifas cobradas, os limites para transações variam conforme a instituição responsável pela conta PJ.

Além disso, é possível ajustar os limites para algumas operações, como valor máximo diário para transferências.

Por que ter conta PJ digital?

Uma conta PJ digital tem abertura e movimentação online, seja pelo aplicativo ou internet banking da instituição.

Dessa forma, o processo de abertura costuma ser mais rápido, até porque você não precisa se deslocar até uma agência e esperar em filas. O tempo de abertura da conta Cora, por exemplo, costuma ser de até 7 minutos.

Além disso, uma conta PJ digital pode oferecer tarifas reduzidas ou mesmo isenção de taxas.

Quanto custa ter uma conta PJ?

O valor da taxa de manutenção mensal e outras tarifas de uma conta PJ podem variar conforme a instituição. 

Mas a boa notícia é que na Cora você pode ter uma conta PJ digital livre de tarifas e com várias funções para facilitar o dia a dia do seu negócio. Um detalhe importante é que a Cora aceita todas as categorias de CNPJ.

Ou seja, não importa o número de sócios, porte ou natureza da sua empresa (ME, EPP, LTDA, SUA, etc.), com a Cora, você pode otimizar a gestão financeira do seu negócio sem se preocupar com taxas. Confira algumas facilidades:

  • Emissão gratuita e ilimitada de boletos de cobrança, sem taxa de compensação.
  • Transferências Pix e TED 100% gratuitas e ilimitadas;
  • Cartões físicos individuais para sócios e colaboradores.

Para abrir sua conta PJ gratuita, basta entrar no site da NTW Digital e adquirir nossos serviços.