O Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas — ou eSocial, como é mais conhecido –, é um sistema criado pelo Governo Federal do Brasil, que começou a ser implementado em julho de 2018. Trata-se do resultado de uma ação conjunta da Receita Federal do Brasil, do Ministério do Trabalho, do Instituto Nacional do Seguro Social e da Caixa Econômica Federal para simplificar e unificar o envio de informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais pelos empregadores.
Não por acaso, o eSocial foi desenvolvido com o objetivo de tornar o envio dessas informações mais simples, ágil e seguro. Com a sua adoção, as empresas — incluindo as adeptas dos regimes de MEI e Simples Social — passam a enviar todas as informações dos seus colaboradores para um único sistema, que é gerenciado pelo governo. Dessa forma, é possível ter uma visão mais completa e atualizada dos dados de cada colaborador, de forma a reduzir as possibilidades de erros e fraudes. Para você ter uma ideia, são diversas as obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas cobertas pela plataforma:
- CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – regime CLT)
- CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho)
- CD (Comunicação de Dispensa)
- CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social)
- DCTF (Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais)
- DIRF (Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte)
- Folha de pagamento
- GFIP (Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social)
- GPS (Guia da Previdência Social)
- GRF (Guia de Recolhimento do FGTS)
- LRE (Livro de Registro de Empregados)
- MANAD (Manual Normativo de Arquivos Digitais)
- PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional)
- PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário)
- PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais)
- QHT (Quadro de Horário de Trabalho)
- RAIS (Relação Anual de Informações Sociais)
Realmente, o eSocial abrange uma grande quantidade de obrigações e simplifica consideravelmente o processo. Mas, afinal, por que as empresas precisam do eSocial? Existem algumas razões bem convincentes para isso, que listamos a seguir:
Obrigatoriedade
A principal razão pela qual as empresas precisam do eSocial é porque ele se tornou obrigatório para empresas de todos os tamanhos. Afinal, lei é lei, não é mesmo? E, desde 2018, todas as empresas do país devem enviar as informações dos seus colaboradores através do sistema, sob pena de receberem multas e outras sanções.
Unificação de informações
Como já foi mencionado, o eSocial é um sistema que unifica as informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais dos colaboradores. Dessa forma, as empresas precisam aderir à plataforma para efetuar o envio de forma integrada. Ou seja, isso torna o processo bem mais simples e dinâmico.
Redução de custos
O eSocial pode ajudar a reduzir os custos das empresas com o envio dos dados dos seus colaboradores. Como todas as informações são enviadas de forma integrada e centralizada, é possível reduzir o tempo e os recursos necessários para o levantamento e envio de tanta informação.
Maior segurança e transparência
Com o eSocial, as informações dos colaboradores são enviadas diretamente para o Governo Federal, o que torna o processo mais seguro e transparente. Assim, é possível evitar erros e fraudes no conteúdo enviado e, consequentemente, ajudar a garantir os direitos dos colaboradores e evitar problemas para as empresas.
Facilidade de acesso às informações
Passa a ser possível acessar as informações dos colaboradores de forma mais simples e rápida. Isso pode ajudar as empresas a terem uma visão mais completa e atualizada das informações dos seus próprios funcionários, facilitando a tomada de decisões estratégicas.
Resumindo: o eSocial, além de ser obrigatório, proporciona uma série de vantagens, como agilidade, simplicidade e segurança no envio de informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais pelos empregadores ao governo. Se você já tem uma empresa ou pensa em empreender, é importante contar com o suporte de especialistas nesta e em todas as etapas do processo. Para isso, a contabilidade online é uma opção moderna e de ótima relação entre custo e benefício. Se interessou? Então a NTW Digital pode ser uma escolha acertada para você e seu negócio. Agora, o próximo passo é ABRIR SUA EMPRESA ou TROCAR DE CONTADOR com a NTW Digital!