No começo do ano o Imposto de Renda toma conta do orçamento e dos pensamentos da população. Neste ano de 2021, não diferiu, mas o que teve de distinto foi o prazo até dia 31/05. O que muitos querem saber agora é sobre a restituição sobre o imposto e como ele funciona.

Prazo de Imposto de Renda 2021

Este ano, o prazo para a declaração do Imposto de Renda foi de 1 de março até 31 de maio. A pandemia do Coronavírus foi o motivo. Ainda sim, era para ser em abril deste ano, mas foi adiada.

O contribuinte tem direito a uma devolução de parte do imposto pago. Ou seja, é restituída parte do dinheiro. É onde a economia doméstica agradece. É basicamente um acerto de contas com a Receita Federal, onde se analisa, alinha e se identifica se houve pagamento de impostos que não eram necessários. Portanto, seria a diferença que se pagou a mais, após ter declarado o Imposto de Renda.

Quais itens declarados podem ser restituídos e de onde vem?

Por quê do reajuste? Quando se ganha acima de um determinado valor, uma quantia do seu dinheiro é para o seu Imposto de Renda. Tudo depende de como você gasta seu dinheiro, se investe, se tem lotes, se recebe aluguel, se trabalha como freelancer etc.

Todo ano há um período em que o leão dá as caras e é preciso informar seus rendimentos à Receita Federal. Ela faz cálculos complexos conforme a faixa de renda e o que foi informado ao fazer a declaração. Assim, acontece o cálculo e conclui-se o quanto o contribuinte pagou a mais ou a menos naquele ano.

Sabia que existe um calendário da restituição do Imposto de Renda 2021?

Neste ano, há cinco lotes diferentes. Confira as datas abaixo:

lotes do imposto de renda 2021

 

 

Uma semana antes de liberar os valores de cada lote, a Receita libera em seu site para a consulta e, assim, as pessoas podem verificar se vão receber naquela leva. 

 

Quem tem direito a devolução financeira?

Após a análise da Receita Federal, tem direito ao valor de restituição quem, no período da declaração pagou impostos a mais. Ou seja, um valor que não precisava ser pago. Se o cidadão pagou tributos a menos do que deveria, é gerada uma cobrança para ser pago o valor devido e se tornar regular com o Governo.

 

Já saiba que não é possível saber em que lote seu pagamento cairá em sua conta. Sabe-se que a Receita Federal dá prioridade a quem faz sua declaração quanto antes do prazo final, então nunca deixe para o último segundo, senão há multa.

Acesse aqui e insira seu CPF e sua data de nascimento. Assim, acompanhe o status da devolução dos valores da restituição e saiba em qual lote você está.

Faça com atenção sua declaração, pois é bom saber que alguns gastos com saúde não são dedutíveis. Guarde seus documentos para poder provar com o que tem gastos durante o período pedido. Os valores pagos que podem ser restituídos estão relacionados a gastos com dependentes, investimento em aposentadoria privada, despesa com saúde e educação, pagamento de pensão alimentícia etc.

 

Cuidado para não cair na malha fina. Por isso, conte sempre com um profissional que é contador e que te auxiliará a fazer corretamente seu Imposto de Renda. Problemas com a declaração podem gerar multas e, em casos mais graves, você pode até ser chamado formalmente na Receita a esclarecer itens que foram declarados e são suspeitos.

restituição

Quem tem prioridade?

Há uma fila. Quem entrega a declaração primeiro também recebe mais cedo. Porém, idosos, pessoas com deficiência, professores ou pessoas com doenças graves não seguem a fila. Eles têm preferência no pagamento, independentemente do lugar da posição. Caso você precise fazer a retificação, fica valendo a data do envio dela.


Portanto, tenha atenção e fique ligado no site da receita federal para saber em qual lote você receberá sua restituição. Se precisar, consulte um contador e considere a contabilidade online da NTW Digital. 

Nós fazemos parte do grupo NTW, que tem mais de 30 anos no mercado contábil e é o maior da América Latina. Então, saia na frente e ABRA EMPRESA GRÁTIS ou TROQUE DE CONTADOR.