No decorrer dos meses, as pessoas e as empresas tendem a cometer alguns atropelos aqui e ali, que podem se transformar em uma bola de neve. Com o fim do ano chegando, o melhor a se fazer, portanto, é reavaliar todas as suas finanças e questões tributárias.

Em períodos como os de Natal e ano novo, as pessoas costumam refletir sobre a vida e traçar planos envolvendo saúde, condicionamento físico, relacionamentos e coisas assim. Não é mesmo?  Com a sua contabilidade não deve ser diferente. E, não por acaso, o ponto de partida é sempre o da organização e do planejamento.

Então, confira três dicas imprescindíveis para que você deixe suas rotinas contábeis em dia e consiga planejar o próximo ano de forma mais eficaz:

 

Identifique eventuais débitos

Para quem está devendo, a primeira coisa a se fazer é identificar e organizar as dívidas. Deve-se levar em conta quais são as que possuem menores taxas de juros e melhores oportunidades de negociação. Dessa forma, é possível elaborar uma ordem de prioridades.

Também pode ser interessante avaliar se recursos como o 13º, o FGTS emergencial, e o saque aniversário podem ser aproveitados para sanar as dívidas. O ideal, no entanto, é planejar para não comprometer valores que poderiam muito bem serem aplicados em investimentos.

Quando se tem muitas dívidas, até mesmo a possibilidade de um empréstimo deve ser considerada. Ou seja, você acaba trocando de dívida. Trocar diversas taxas e concentrar tudo em um único empréstimo também pode facilitar a gestão. Mas não se esqueça de sempre comparar as taxas de juros.

 

Escolha o regime tributário ideal

É fundamental conferir se o atual regime tributário da sua empresa é o mais vantajoso em relação ao tipo de negócio. No Brasil, são três os tipos de regime: Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real. Caso você não domine essa área, não se desespere. Afinal, o auxílio de um profissional capacitado, como um contador, é recomendado nesses momentos.

Para fazer essa avaliação, será necessário levantar os números da empresa referentes aos últimos 12 meses e visualizar as projeções para o próximo ano. Com o levantamento desses dados, juntamente com as definições de atividade, tamanho e operações da empresa, será possível identificar o regime tributário mais adequado.

 

Use a tecnologia a favor da contabilidade

Principalmente para as micro e pequenas empresas, a contabilidade online é a opção de melhor custo/benefício. Afinal, é possível concentrar todos os arquivos e processos em um aplicativo para smartphones. Ou seja, toda a sua rotina contábil fica acessível 24h por dia na palma da sua mão. E o melhor: os custos são bem mais razoáveis do que os da contabilidade tradicional.

Na NTW Digital, por exemplo, todas as notas, extratos, folhas de pagamento, impostos e demonstrativos ficam armazenados na nuvem. Sempre em um ambiente seguro e disponível para acessar sempre que for necessário. Mas tanta modernidade não vem sem infraestrutura. Afinal, a NTW Digital é um braço da NTW Contabilidade e Gestão Empresarial, a maior rede contábil da América Latina, com mais de 130 unidades espalhadas por todo o Brasil.

 

Agora que você já entendeu a importância do planejamento, da escolha do melhor regime tributário e do bom uso da tecnologia, o próximo passo é ABRIR SUA EMPRESA ou TROCAR DE CONTADOR com a NTW Digital!