Se você é um prestador de serviço que sofre na hora de precificar o seu trabalho, pega um café e aproveite essas dicas incríveis que nós trouxemos hoje.

É sempre bom lembrar que a precificação realizada de forma adequada melhora não só o faturamento do negócio, mas também ajuda a te posicionar no mercado de trabalho!

Esclarecimentos Básicos:

Em primeiro lugar, é preciso que você compreenda que precificar envolve analisar e compreender como os fatores consumidor, mercado, concorrência, colaborador, tributação, knowhow e o peso da sua marca impactam no preço final do seu serviço.

Em segundo lugar, é preciso que seu preço final reflita o valor real do seu trabalho, considerando os elementos palpáveis e os subjetivos. Também é imprescindível que atenda aos objetivos e metas da sua empresa.

Processo de Precificação

Etapa 1: O VALOR DO SEU SERVIÇO!
Análise micro e macro do mercado de atuação e serviço ofertado.

Dica: Seja o mais sincero possível ao responder e analisar cada um desses tópicos que vamos te apresentar.
Anote em uma caderneta ou se preferir, desenvolva uma planilha.

  • considerar os objetivos da empresa: o preço deve ser condizente com os objetivos para que seja possível alcançá-los.
  • considerar os compradores: o preço deve ser condizente com o que o consumidor está disposto a pagar e isto está relacionado à compreensão da demanda e os desejos do seu público-alvo.
  • considerar os custos: o preço não pode ser fundamentado apenas neste pilar, mas é obviamente importantíssimo que o custo da execução do serviço seja inferior ao preço final. Nessa etapa considere também os custos gerais de funcionamento da empresa, inclusive seu custo com a contabilidade.
  • considerar a concorrência: o preço também precisa refletir o nível de competitividade do seu mercado, lembrando que estamos falando aqui dos seus concorrentes diretos, aqueles que literalmente disputam com você pelos mesmos clientes. 
  • considerar a cadeia de valor: o preço deve refletir também, o valor percebido do seu serviço. Elevar o valor da sua marca para o público alvo é uma excelente forma de maximizar os lucros.

Não existe receita de bolo. Não existe estratégia certa ou errada. Você como prestador de serviço precisará analisar cada um desses tópicos citados acima para conseguir entender qual o VALOR do seu trabalho!

Etapa 2: O PREÇO DO SEU SERVIÇO
Com toda essa análise realizada e o valor do seu trabalho claro, chegou o momento de colocar o preço.

Nesse momento você precisa considerar todos os seus custos de produção (diretos e indiretos).

Salários; Investimentos em anúncio; Custo de produção; Curso de locomoção (caso seja necessário); Cursos tecnológicos (porcentagem de luz, internet, programas utilizados durante o tempo necessário da produção).

Somadas todas essas variáveis, acrescente 30% desse valor como lucro obtido para a empresa. Esse valor deve ser investido novamente na empresa, com mais matéria prima ou novas tecnologias, por exemplo.

Pronto! Esse é o valor final do curso do seu produto!

O que isso significa?
Esse preço final representa o valor + os custos de produção + retorno de investimento para a empresa!


Leia também:
Fique informado de como será a restituição do Imposto de Renda 2021

          Como fazer um bom planejamento financeiro para sua empresa