Empreendedores são movidos por sonhos. E a contabilidade, invariavelmente, é parte vital no processo de se atingir tais objetivos, em quaisquer segmentos de negócios. Para quem está começando a empreender, principalmente por meio de micro e pequenas empresas, a contabilidade pode parecer algo demasiadamente complexo.
Obviamente, existe um grau de complexidade na contabilidade – e medidas que devem ser seguidas à risca, para o sucesso do empreendimento -, mas não se trata de um bicho de sete cabeças. Por isso mesmo, elaboramos quatro dicas de contabilidade com o intuito de desmistificar o mundo contábil e, principalmente, auxiliar empreendedores em suas jornadas.
Elabore um plano de negócios
Por mais que tudo esteja muito bem definido em sua cabeça, é imprescindível colocar no papel. E isso vai desde o mais básico, como a definição do tipo de negócio e a identificação do mercado em que ele está inserido, até itens mais complexos. Nesse pacote, vão, por exemplo, os planos para a empresa, se vai ter sócios, perspectiva de faturamento, regime tributário (veja a próxima dica) e plano de marketing. Para se aprofundar mais no que consiste um plano de negócios, uma boa é ler este passo a passo do SEBRAE.
Identifique o regime tributário mais adequado
Essa etapa é de muita importância, pois definirá qual alíquota de impostos sua empresa será enquadrada. Dois aspectos devem ser considerados nesse momento: o faturamento da empresa e qual atividade ela desenvolve. Com base nessa análise, deve-se optar entre três modalidades:Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real. Na maioria dos casos, a escolha é pelo Simples Nacional, que permite o pagamento de diversos impostos por meio de uma única guia mensal, facilitando o controle por parte da empresa. Mas o objetivo primordial aqui é sempre o de evitar impostos desnecessários ou abusivos e problemas com a Receita Federal. Então, deve-se pôr na balança as características da empresa e as especificidades de cada regime.
Organize-se e tenha rotinas bem definidas
Planejamento e organização são o que separam empresas bem-sucedidas de outras que sucumbem à competitividade do mercado. É de suma importância manter um relatório de todos os recursos que podem ser investidos e um calendário de pagamentos futuros. Afinal, o fluxo de caixa é como se fosse a corrente sanguínea das empresas – principalmente, das pequenas. Então, é necessário alinhar com todos os colaboradores uma rotina periódica para analisar a contabilidade, com relatórios atualizados, e revisar todos os custos fixos e variáveis. Nunca se esqueça: atrasos nos pagamentos podem prejudicar a empresa como um todo; e o pensamento do empreendedor deve ser voltado à organização empresarial.
Considere a contabilidade online
Agora você já sabe que a contabilidade é essencial para qualquer tipo de negócio. E a contabilidade online tem diversas vantagens, principalmente para as micro e pequenas empresas. Primeiramente, a relação entre custo e benefício costuma ser muito mais vantajosa, se comparada à da contabilidade tradicional. Além disso, a tecnologia é aliada da praticidade. Afinal, toda a papelada fica armazenada na nuvem, com a mesma segurança usada por instituições bancárias, por exemplo. Como se não bastasse, todos os dados são facilmente acessados a qualquer hora do dia, por meio de um app. Se interessou? Então a NTW Digital pode ser uma escolha acertada para você e seu empreendimento. Agora, o próximo passo é ABRIR SUA EMPRESA ou TROCAR DE CONTADOR com a NTW Digital!