O modelo de negócios franchising se tornou popular em todo o mundo devido à sua praticidade e facilidade, empreendedores de todo o tipo apostam nas franquias, desde os mais experientes no mercado até aqueles que buscam se arriscar na abertura de um primeiro negócio.

Além das dúvidas recorrentes de empreendedores, que você pode descobrir quais são em nosso post:  As 7 dúvidas que todo empreendedor tem ao abrir um negócio, o modelo de negócios franquia possui suas próprias peculiaridades que devem ser consideradas pelo franqueado.

Então se você está interessado em ter a sua própria franquia, confira abaixo o que empreendedores donos e sócios de franquias devem estar de olho para que a administração da sua franquia esteja sempre saudável.

Suporte da franqueadora 

Um dos fatores que mais chama atenção de empreendedores ao optar pelo modelo de negócios franquia é o suporte advindo da franqueadora, como é um modelo de negócios pronto, a franqueadora possui todo o know-how disponível para ajudar seus franqueados.

Treinamentos 

Fique atento aos treinamentos oferecidos pela franqueadora que você optou, por maior que seja a sua experiência com negócios anteriores, os ensinamentos que vêm daqueles que já tem conhecimento do modelo são essenciais para o sucesso do negócio, além disso, agrega conhecimento que deve ser repassado a todo a equipe.

Ações promocionais da franqueadora 

Não seja um franqueado desinteressado, esteja imerso em todo o universo que a franqueadora tem a oferecer e faça bom proveito de ações promocionais que podem ser aplicadas em sua unidade.

Relatórios da consultoria de campo 

Desde a sua entrada na franquia, o consultor de campo é o profissional que vai acompanhar e avaliar o seu negócio, uma pessoa capaz de identificar pontos fortes e fracos, portanto, faça do seu consultor um forte aliado.

Acompanhe os relatórios periódicos oferecidos pela franqueadora e acompanhe o que a sua unidade tem a aprimorar, a troca de experiências é muito importante para obter melhores resultados.

Marketing 

O franqueado deve dar atenção máxima ao marketing do seu negócio, principalmente no início da jornada empreendedora, captar clientes e mantê-los fidelizados traz muita credibilidade ao seu negócio, além de manter sua saúde financeira.

Todo franqueado investe um valor mensal referente ao fundo de marketing, converse com o seu consultor e veja o que pode ser feito para alavancar suas vendas, seja ele no setor de comércio ou serviços.

Marketing local 

Nenhum público-alvo é igual, sendo assim, as ações de marketing na sua região devem ser diferenciadas. Descubra o que mais agrada seu público local, uma estratégia que funciona em uma unidade, nem sempre será a melhor para ser aplicada ao seu negócio.

Conheça seu setor de atuação 

Há diversas opções de franquias disponíveis no mercado, após você escolher a que mais é compatível com o seu perfil de empreendedor, é importante conhecer seus concorrentes, observar aquele que mais se destaca no setor para ver como o seu negócio pode se destacar em meio à multidão.

Além dos concorrentes, também é importante conhecer seu público, suas carências e como o seu negócio pode impactar a vida local.

Esperamos que as dicas tenham sido úteis para você que já ingressou no modelo de negócios franchising e, também, para aqueles que estudam ingressar. 

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Até a próxima!