O empreendedorismo tem se mostrado, cada vez mais, como um caminho acertado para se atingir a independência profissional e financeira. De mesmo modo, trata-se de uma ferramenta primordial para a retomada da economia. No entanto, alguns cuidados devem ser tomados ao adentrar no mundo empresarial.

Primeiramente, tudo deve ser feito com base em pesquisas e planejamento. Não por acaso, o desconhecimento de etapas e processos pode ocasionar alguns tropeços logo no início. A abertura de uma empresa de pequeno porte, por exemplo, gera uma série de custos que devem ser contemplados no orçamento inicial do projeto.

Mas, afinal, quanto custa abrir uma empresa de pequeno porte no Brasil? Para o bem ou para o mal, a resposta é: depende! De acordo com o relatório Doing Business, elaborado pelo Banco Mundial em 2017, o custo aproximado para se abrir uma empresa no país é de R$ 1.581,16.

No entanto, variações de taxas e exigências legais podem ocorrer em cada cidade e estado. Cobranças relacionadas à Prefeitura e Junta Comercial, por exemplo, podem ter uma diferença de mais de 300%. Além de custos com órgão públicos, também devem ser levados em conta os honorários de um necessário serviço de contabilidade. No caso das pequenas empresas, a contabilidade online pode ser uma grande vantagem – confira um artigo sobre COMO ABRIR EMPRESA PODE SER SIMPLES E RÁPIDO

Vale ressaltar que a modalidade MEI (Microempreendedor Individual) é a única isenta de taxas de abertura. E, para as demais, deve-se prestar atenção especialmente aos seguintes itens (lembrando que podem ter variações dependendo do município e do tipo de empresa):

Custos fiscais:

Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais (DARE), Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF), registro público na Junta Comercial, Certificado Digital.

Regime tributário:

Simples Nacional, para Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP), cujo faturamento máximo é de 3,6 milhões de reais/ano; Lucro Presumido, para empresas com faturamento máximo de 78 milhões de reais/ano; e Lucro Real, para empresas com receita bruta acima de 78 milhões de reais/ano.

 

Considere a contabilidade online

Agora que você já está mais por dentro em relação aos custos de se abrir uma empresa de pequeno porte, saiba que a contabilidade online pode ter diversas vantagens. Primeiramente, a relação entre custo e benefício costuma ser muito mais vantajosa, se comparada à da contabilidade tradicional. Além disso, a tecnologia é aliada da praticidade. Afinal, toda a papelada fica armazenada na nuvem, com a mesma segurança usada por instituições bancárias, por exemplo. Como se não bastasse, todos os dados são facilmente acessados a qualquer hora do dia, por meio de um app. Se interessou? Então a NTW Digital pode ser uma escolha acertada para você e seu empreendimento. Agora, o próximo passo é ABRIR SUA EMPRESA ou TROCAR DE CONTADOR com a NTW Digital!