O Simples Nacional é um dos modelos de tributação mais usuais no Brasil. No entanto, muitos empreendedores têm dúvidas sobre como é feito o seu cálculo. Como nem todo empresário é especialista em contabilidade – e isso é perfeitamente normal –, as primeiras dicas já são as seguintes: estudar publicações como esta e contar com a parceria de uma empresa contábil de confiança.
Obviamente, é importante entender o que é o Simples Nacional. Trata-se de um regime tributário voltado para micro e pequenas empresas, cuja principal característica está na praticidade ao se recolher os impostos. Afinal, por meio de uma única guia intitulada DAS (Documento de Arrecadação do Simples) são recolhidas 8 tributações – dentre elas, ISS e ICMS.
A facilidade proporcionada pela unificação do recolhimento de impostos tem o objetivo justamente de incentivar a formalização das empresas. Mas, atenção: para se enquadrar no Simples Nacional, a empresa não pode ter faturamento anual superior a R$ 4,8 milhões. Além disso, deve ser reconhecida como micro ou pequena empresa. Para saber se é o seu caso, confira o Estatuto Nacional da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte.
Afinal, como calcular o Simples Nacional?
Para o empreendedor cuja empresa que se enquadra no Simples Nacional, é necessário ter em mãos, primeiramente, a soma do faturamento dos últimos 12 meses. É necessário saber também em qual anexo o negócio se encontra de acordo com a Lei Complementar nº 123. Existem diferentes alíquotas a serem aplicadas, dependendo da atividade da empresa.
Depois disso, a alíquota efetiva do mês será calculada através da seguinte fórmula:
[(RBT12 x ALIQ) – PD] ÷ RBT12
RBT12: receita bruta dos 12 meses que antecedem o atual
ALIQ: alíquota nominal, de acordo com a tabela
PD: parcela a ser deduzida, de acordo com a tabela
A alíquota efetiva será o resultado da equação. E ela deverá ser multiplicada pelo valor da receita bruta do atual mês, de modo a definir o valor a ser pago.
Resumindo, deve-se seguir estas quatro etapas:
– Calcular a receita bruta acumulada dos últimos 12 meses
– Identificar a parcela a ser deduzida
– Dividir o valor encontrado pela receita bruta dos últimos 12 meses
– Multiplicar o valor encontrado pela receita bruta do mês atual
A contabilidade online pode ser uma boa opção
Para as micro e pequenas empresas, a contabilidade online geralmente é a que apresenta a melhor relação entre custo e benefício. Afinal, os meios digitais substituem toda a papelada por um app, sempre de modo seguro e otimizando tempo e recursos.
A NTW Digital, por exemplo, é uma empresa moderna, com a chancela da NTW, a maior e mais premiada rede de contabilidade da América Latina. Soa bem, não é mesmo? Então, o próximo passo é ABRIR SUA EMPRESA ou TROCAR DE CONTADOR com a NTW Digital!