É inevitável que o mercado de trabalho esteja sofrendo transformações constantes para se adequar e tornar-se mais flexível, com isso, o home office já é uma realidade e muitos profissionais já trabalham a partir dessa modalidade.

Há algum tempo a era digital já se faz presente em nosso cotidiano, seja através de aparelhos (smartphones, TVs, eletrodomésticos e afins) ou softwares inteligentes que estão se tornando cada vez mais comuns em nossos afazeres diários, o que facilita muito a adaptação do trabalho usual para o home office, ou teletrabalho, como também pode ser chamado.

O que significa Home Office?

O Home Office é muito mais que o escritório em casa, como diria a tradução literal para o português. Qualquer modelo de trabalho que não seja realizado na sede da empresa, pode se encaixar nesta modalidade (lembrando que determinadas categorias não são consideradas home office, como vendedores externos e funcionários que trabalham com manutenção em redes de energia e afins, por exemplo).

É possível que haja três tipos que se encaixam nesta categoria de trabalho:

Funcionário contratado de uma empresa

O colaborador pode ser contratado dentro da condição de teletrabalho no regime CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), mas deve ficar atento aos direitos e deveres que lhe cabem. 

Um exemplo é o controle da jornada de trabalho, no teletrabalho, não há necessidade de bater ponto, porém o colaborador também não tem direito à receber por horas extras trabalhadas, visto que o próprio funcionário quem decide sobre a sua jornada de trabalho diário, não havendo controle por parte do empregador.

Freelancer

O freelancer, ou freela, como é comumente conhecido, é aquele profissional que presta serviços de forma autônoma, ou seja, não possui nenhum vínculo empregatício com a empresa. Presta seus serviços por determinado período, sendo muito comum no mercado digital.

Empresário de uma empresa home based

Neste modelo, o colaborador trabalha 100% de forma remota, enquanto no home office convencional o mesmo poderá comparecer ocasionalmente à sede da unidade para reuniões e demais eventos extraordinários. 

Ao contrário do que muitos acreditam, o Home Officer, profissional que realiza o trabalho a partir de casa, deve ter muita dedicação com o seu ofício. Por estar “mais à vontade”, muitos profissionais não conseguem manter a produtividade e acabam perdendo o ritmo de trabalho que teriam se estivessem em um escritório convencional.

Sou home office e não trabalho em casa 

O conceito de Coworking cresceu e hoje as grandes cidades já possuem muitas opções em várias regiões, que agradam a todo tipo de profissional.

Mas o que são os Coworkings?

São chamados Coworkings os espaços compartilhados onde profissionais de diversas empresas se reúnem para trabalhar. Há a opção de alugar salas por tempo determinado ou apenas reservar um dia isolado para trabalhar.

O espaço também é muito bem aproveitado por profissionais que não desejam trabalhar em casa, mas que não dispõem de um espaço corporativo fixo, como os home officers.

É sempre uma boa opção para quem quer se sentir mais focado, ou mesmo, somente mudar os ares. A presença em um Coworking também agrega os profissionais, no sentido de troca de experiências com profissionais de diferentes áreas e também, networking

Por que empresas optam pelo modelo home office

Em decorrência da pandemia ocasionada pelo novo coronavírus, pesquisa aponta que 43% das empresas adotaram o modelo de home office. A crise foi a situação perfeita para empresas colocarem em prática o desafio do gerenciamento remoto de equipes.  

Mas, mesmo antes da pandemia, já haviam empresas que consideravam essa forma de trabalho, inclusive modelos de trabalho misto, onde o colaborador trabalha alguns dias da semana no escritório e outros de casa.

Pensando em como o home office se tornou um modelo muito popular na atualidade, preparamos esse post com dicas para ajudar você a se programar e focar no que realmente interessa, sua produtividade! Vamos lá?!

1. Separe um espaço em casa para trabalhar

Se você trabalha diretamente de casa, é importante que seja separado um espaço para realizar sua jornada de trabalho, seja freelancer ou contratado, o importante é caracterizar um lugar como seu escritório. Caso você já tenha um cômodo especialmente para o escritório dentro de casa, ótimo! 

Caso contrário, separe um dos cômodos, pode ser a sala ou mesmo o quarto, contanto que o trabalho não seja feito diretamente da sua cama! Atente-se também ao modo como você se veste para trabalhar, nada de pijamas em horário de expediente!

Invista em um bom computador que não o deixe na mão e deixe o espaço confortável. Como o profissional que trabalha em casa passa a maior parte do seu tempo sentado, o ideal é que se invista em uma boa cadeira para escritório.

2. Crie uma rotina

Não é porque não há a necessidade de se bater ponto todos os dias, que o home officer deve deixar a rotina de lado. Crie hábitos, estabeleça horários e os cumpra como em qualquer outro ambiente externo de trabalho.

3. Planejamento 

Os famosos planners, agendas robustas que registram todo tipo de informação útil, são grandes aliados ao criar um planejamento das suas tarefas diárias. Mas, se você é do tipo que prefere o digital, há diversas opções de aplicativos disponíveis, como o Google Agenda e o Trello, que podem ser utilizados gratuitamente.

Há ainda a opção de utilizar de um quadro, ou lousa, em seu espaço de trabalho com as tarefas a serem realizadas.

4. Faça pausas

Assim como no ambiente corporativo usual, é necessário que o profissional faça pausas, incluindo almoço e lanche para que sua produtividade não seja comprometida. Levante para beber água, tome um café e faça um alongamento quando sentir necessidade.

5. Invista em bons acessórios

O notebook é muito prático, devido à facilidade de locomoção e flexibilidade ao se encaixar em diversos ambientes, mas o equipamento possui algumas desvantagens que podem ser ajustadas com acessórios extras, como: 

Teclado avulso

Sabemos o quão desconfortável é usar o teclado do seu notebook por um longo período, por isso é ideal ter um teclado externo.

Mouse

Chega de esbarrar em seu mousepad durante o período em que você precisa estar concentrado. O simples uso de um mouse pode evitar esse desgaste.

Suporte para notebook 

O suporte é excelente para você manter a sua postura, melhor ainda caso tenha um cooler acoplado, o que também ajuda a prolongar a vida útil da sua máquina.

Dicas para gestores e empresários

Sabemos que no momento atual, muitas empresas recém migraram para o home office, se você é gestor de uma equipe que está nessa condição, aqui vão algumas dicas para engajar o seu time e manter a produtividade:

1. Determine uma jornada de trabalho

Este é um tópico importante, com o advento da tecnologia adentrando cada vez mais a nossa rotina de trabalho, nos vemos conectados 24 horas por dia ao nosso ofício, fazer pausas é muito importante para que o seu colaborador descanse a mente e possa entregar um trabalho de qualidade.

Por isso, respeite horários de almoço e defina um horário que se adeque à rotina da sua equipe para reuniões, sejam elas diárias ou semanais.

2. Mantenha contato

Converse com o seu time, entenda o processo de trabalho de cada um deles, não deixe para conversar apenas sobre trabalho, pergunte como cada um está. É muito importante entender o cenário da sua equipe, mesmo que vocês estejam fisicamente distantes.

3. Utilize ferramentas colaborativas 

Por fim, faça bom uso das ferramentas online que estão ao nosso alcance, grátis e o mais importante: colaborativas. 

Gerenciamento de projetos e tarefas

Organização é uma das características mais importantes para o bom andamento de qualquer corporação. Sorte a nossa poder contar com ferramentas online que ajudam a organizar as tarefas de cada setor de acordo com as atividades:

Ferramentas para videoconferência

Como mencionamos acima, é muito importante manter contato com toda a equipe, listamos abaixo plataformas que podem ser utilizadas para esse fim:

Compartilhamento de documentos

Além de gerenciar projetos e tarefas, é importante ferramentas colaborativas que permitam a execução dessas atividades e acesso em nuvem para quando qualquer membro da equipe precise consultar algum documento:

Direitos do home office

Já pensou como a contabilidade da sua empresa é afetada pelo trabalho home office? É necessário entender que há regulamentações específicas para o colaborador que atua nessa modalidade de trabalho.

Diferente do freelancer, há vínculo empregatício entre o teletrabalhador e a empresa, sendo assim, os direitos deste tipo de colaborador são basicamente os mesmos, como exemplo:

  • Registro formal na carteira de trabalho;
  • Férias;
  • 13º salário;
  • Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS);
  • Benefícios como: auxílio-doença e plano de saúde.

Um ponto importante, previsto nas leis trabalhistas é sobre a jornada de trabalho do teletrabalhador, que neste caso, não tem direito ao pagamento referente a horas extras, uma vez que não há como o empregador ter controle sobre a jornada.

Quer saber mais? Você sempre pode contar com os especialistas da NTW Digital para evitar problemas ao implementar o trabalho home office em sua empresa, contabilidade online e sem burocracia para você simplificar a sua rotina! 

Por fim, é bom lembrar que o mercado sofre constantes variações e a forma como trabalhamos, com o tempo, também é impactada. Quem diria há alguns anos atrás, que a possibilidade de se trabalhar de casa seria uma realidade recorrente, não é mesmo?