Será que está cedo para pensar em economizar em 2022?
A resposta é simples, NUNCA ESTÁ CEDO PARA PLANEJAR.
Muito pelo contrário, o planejamento é o melhor amigo da saúde financeira do seu negócio e hoje, vamos falar sobre o planejamento tributário e te contar as vantagens para fazer isso logo.
A complexidade do sistema tributário torna o pagamento de impostos no Brasil um dos processos mais burocráticos do mundo. Segundo o levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), existe um emaranhado de 63 impostos, taxas, tributos e contribuições obrigatórios, dos quais 48 são federais. A chance do empresário se complicar com o fisco quando não tem um acompanhamento profissional é muito grande.
Sendo assim, se você está buscando por economia e aumento na competitividade do seu negócio, é preciso que você comece a utilizar o recurso de planejamento tributário.
PARA QUE SERVE O PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO?
Sendo tão complexo, é óbvio que surge a necessidade de gerenciar as decisões legais que interfiram nos modos de pagamento dos tributos e seus valores referentes. Trocando em miúdos, o objetivo do planejamento tributário é reduzir ao máximo a carga tributária da empresa a partir de meios lícitos, com base na própria legislação.
COMO ESSE PLANEJAMENTO FUNCIONA NA PRÁTICA?
A equipe contábil coleta os dados necessários, analisa a natureza jurídica, analisa o enquadramento atual do negócio, estuda/escolhe o melhor regime tributário, e executa diversas ações no sentido de viabilizar essa redução. Por exemplo:
- Evitando a incidência de um tributo: essa é a melhor forma de economizar, uma forma de fazer isso é procurar por isenções de impostos municipais.
- Reduzindo os valores de recolhimento: se um pagamento é inevitável, pelo menos que seja menor. Uma forma de fazer isso é aderindo a incentivos fiscais que reduzem as alíquotas de tributos.
- Retardando o pagamento da obrigação: existem cenários é que é possível retardar o pagamento de um imposto sem sofrer com multas ou se ver obrigado a assumir parcelas.
- Acompanhando as atualizações na legislação: não é raro que mudanças beneficiem dados setores, por isso é importante ficar sempre atento.
- E em alguns casos, mudando o regime tributário: se a equipe percebe que há uma opção mais benéfica de tributação, essa mudança também pode ocorrer. Obs: todos os anos, a Receita Federal divulga as datas-limite para que as migrações entre os regimes tributários aconteçam. Geralmente até o último dia do mês de janeiro.
PRINCIPAIS VANTAGENS DO PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO
- Reduz os custos do empreendimento;
- Evita a ocorrência de autuações;
- Aumenta a competitividade do negócio no mercado;
- Permite a realização de um orçamento anual eficaz;
- Permite a escolha de um regime tributário adequado;
- Autoriza a elaboração de um calendário tributário adequado às necessidades da empresa;
- Modifica a forma de realizar operações da corporação, a fim de gerar economia;
- Permite o aproveitamento de possíveis incentivos fiscais;
- Define de maneira mais precisa a atividade econômica realizada na empresa;
- Permite a simulação e a análise de cenários pelos quais o negócio pode passar.
Para não errar e se beneficiar de todas as vantagens do planejamento tributário, a melhor solução é contar com um serviço de uma contabilidade qualificada. Assim, é possível garantir que a diminuição da carga tributária seja feita dentro da lei e sem apresentar riscos ao seu negócio.
Precisa de ajuda com seus impostos, tributos e taxas?
Vem pra maior e mais premiada rede contábil da América Latina.
Vem ser NTW Digital.