Comprovante de renda é um documento que registra e prova quanto uma pessoa obtém de faturamento mensal. Sem a apresentação de um comprovante de renda, dificilmente, bancos, instituições financeiras e imobiliárias analisam positivamente um cadastro.
Para o autônomo, o assunto renda comprovada sempre foi tabu e já sabemos que o enquadramento como MEI é a uma das melhores soluções para que o autônomo saia da informalidade no Brasil. Hoje vamos mostrar 4 formas de comprovar sua renda como microempreendedor individual para situações como:
- aprovação de empréstimos, tanto pessoais quanto empresariais;
- obtenção de financiamentos, tais como de veículos e de imóveis;
- adesão a consórcios de carros e casas;
- para solicitar aumento do limite do cheque especial ou do cartão de crédito;
- para conseguir alugar um imóvel, seja residencial, seja comercial.
EXTRATO BANCÁRIO
Nesse caso, o empreendedor deve emitir um extrato completo que inclua toda a movimentação bancária dos últimos 3 meses.
Essa forma é usual até para quem permanece informal. Contudo, uma dica capaz de aumentar a credibilidade desse comprovante é obter a versão impressa na sua agência com a assinatura do gerente.
DECORE
A declaração comprobatória de percepção de rendimentos – DECORE, é um documento que só pode ser emitido por contadores com base em outros documentos que comprovam a renda oficialmente, alguns desses documentos para MEIs podem ser
- Livro-caixa da empresa;
- Notas fiscais emitidas;
- Declaração Anual do MEI;
- Recibo de Pagamento de Autônomo (RPA);
- Guias de pagamento de contribuição previdenciária individual.
DECLARAÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA
O imposto de renda é um documento oficial do empreendedor para comprovar seus rendimentos e demais aspectos da sua vida financeira junto à Receita Federal. Portanto, é sempre aceito para comprovação de renda.
Contudo, essa declaração só serve para comprovação de dados dos meses do último ano finalizado. Por isso, é comum que empresas solicitem documentos adicionais, de períodos mais recentes para a comprovação.
CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO
Sendo prestador de serviço, o MEI pode usar seus contratos na comprovação de rendimentos. No entanto, não são todas as instituições que aceitam essa fonte como a única comprovação. Muitas vezes, os contratos são tidos como adicionais. Assim, servirão na análise para um cruzamento de dados e melhor observação da movimentação demonstrada pelo empreendedor.
Agora você já conhece suas opções. Precisa de ajuda para comprovar sua renda?
Vem pra maior e mais premiada rede contábil da América Latina.
Vem ser NTW Digital.