Comprovante de renda é um documento que registra e prova quanto uma pessoa obtém de faturamento mensal. Sem a apresentação de um comprovante de renda, dificilmente, bancos, instituições financeiras e imobiliárias analisam positivamente um cadastro. 

Para o autônomo, o assunto renda comprovada sempre foi tabu e já sabemos que o enquadramento como MEI é a uma das melhores soluções para que o autônomo saia da informalidade no Brasil. Hoje vamos mostrar 4 formas de comprovar sua renda como microempreendedor individual para situações como:

  • aprovação de empréstimos, tanto pessoais quanto empresariais;
  • obtenção de financiamentos, tais como de veículos e de imóveis;
  • adesão a consórcios de carros e casas;
  • para solicitar aumento do limite do cheque especial ou do cartão de crédito;
  • para conseguir alugar um imóvel, seja residencial, seja comercial.

EXTRATO BANCÁRIO

Nesse caso, o empreendedor deve emitir um extrato completo que inclua toda a movimentação bancária dos últimos 3 meses.

Essa forma é usual até para quem permanece informal. Contudo, uma dica capaz de aumentar a credibilidade desse comprovante é obter a versão impressa na sua agência com a assinatura do gerente.

DECORE

A declaração comprobatória de percepção de rendimentos – DECORE, é um documento que só pode ser emitido por contadores com base em outros documentos que comprovam a renda oficialmente, alguns desses documentos para MEIs podem ser

  • Livro-caixa da empresa;
  • Notas fiscais emitidas;
  • Declaração Anual do MEI;
  • Recibo de Pagamento de Autônomo (RPA);
  • Guias de pagamento de contribuição previdenciária individual.

DECLARAÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA

O imposto de renda é um documento oficial do empreendedor para comprovar seus rendimentos e demais aspectos da sua vida financeira junto à Receita Federal. Portanto, é sempre aceito para comprovação de renda.

Contudo, essa declaração só serve para comprovação de dados dos meses do último ano finalizado. Por isso, é comum que empresas solicitem documentos adicionais, de períodos mais recentes para a comprovação.

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO

Sendo prestador de serviço, o MEI pode usar seus contratos na comprovação de rendimentos. No entanto, não são todas as instituições que aceitam essa fonte como a única comprovação. Muitas vezes, os contratos são tidos como adicionais. Assim, servirão na análise para um cruzamento de dados e melhor observação da movimentação demonstrada pelo empreendedor.

Agora você já conhece suas opções. Precisa de ajuda para comprovar sua renda?

Vem pra maior e mais premiada rede contábil da América Latina.

Vem ser NTW Digital.

ABRA SUA EMPRESA ou TROQUE DE CONTADOR