Em um momento de instabilidades econômica e política, como o que temos vivido, fica ainda mais evidente a necessidade de se ter uma reserva financeira. E se isso é importante para empresas de todos os portes, as micro e pequenas também não ficam de fora, não é mesmo?

O caminho do empreendedorismo é escolhido por cada vez mais pessoas. Trata-se de um caminho de sonhos, empenho e realizações pessoais. Agora, imagine se você investe todos os seus recursos financeiros no seu negócio e se depara com uma situação adversa e imprevisível – acredite, elas acontecem!

Incêndios, furtos, equipamentos queimados por um raio… Não tem como prever exatamente o que pode acontecer. Uma pandemia que desestrutura todos os processos e relações sociais então, pode ser algo desesperador. E estamos todos passando por isso.

Mas como se precaver? Obviamente, existem prioridades, mas é de muita importância avançar rumo à constituição de uma reserva financeira, para resguardar o seu negócio em todos esses momentos de imprevisibilidade. Então, vamos a algumas explicações e dicas sobre o tema:

O que exatamente é uma reserva financeira?

Trata-se de um montante que serve para cobrir despesas com eventuais imprevistos, com gastos que não estejam contemplados no seu orçamento. Dessa forma, você pode quitar dívidas e superar casos emergenciais tranquilamente.  

Reserva financeira X capital de giro

Jamais confunda as duas coisas. O capital de giro é referente ao montante no caixa, para sanar despesas de curto prazo. Já a reserva financeira, é constituída de recursos guardados exclusivamente para emergências e imprevistos. É recomendável que a reserva seja correspondente a soma de pelo menos seis meses de todas as despesas.

 

Quando usar a reserva financeira?

Obviamente, diante de imprevistos e emergências. No entanto, antes de tomar a decisão, é necessário ter discernimento para avaliar a situação. A sobrevivência do negócio depende disso? Seria para sanar uma dívida que aumentaria mais e mais? Enfim, deve-se ter sabedoria. Só não pode se esquecer de um significativo detalhe: após o uso da reserva, ela deve ser reconstituída.

Afinal, como criar uma reserva financeira?

Planejamento, assim como em todos os aspectos do empreendedorismo, é fundamental. Faça um balaço de todas as despesas fixas e variáveis e tente prever quanto tempo seria necessário para obter a soma desejada. Pode ser que você não tenha condições de criar essa reserva imediatamente, mas não há desculpas para não começar a trilhar esse caminho. E contar com a parceria de uma empresa especializada em contabilidade é sempre uma boa opção!

As vantagens da contabilidade online

Agora você já está um pouco mais por dentro do que é reserva financeira, é hora de considerar adotar um modelo de contabilidade que tem tudo a ver com economia: a contabilidade online. Primeiramente, a relação entre custo e benefício costuma ser muito mais vantajosa, se comparada à da contabilidade tradicional. Além disso, a tecnologia é aliada da praticidade. Afinal, toda a papelada fica armazenada na nuvem, com a mesma segurança usada por instituições bancárias, por exemplo. Como se não bastasse, todos os dados são facilmente acessados a qualquer hora do dia, por meio de um app. Se interessou? Então a NTW Digital pode ser uma escolha acertada para você e seu empreendimento. Agora, o próximo passo é ABRIR SUA EMPRESA  ou TROCAR DE CONTADOR  com a NTW Digital!